quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que é liderança ?


[...] Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. (HUNTER, 2004, p. 25).
[...] Uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado, para a realização dos objetivos do grupo. (SANTOS, 2005, p.01)

[...] O brilho de qualquer bom líder é, justamente, conseguir unir as grandes habilidades de cada membro e elevar a auto-estima de todos, para que satisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais do cotidiano. (SHINYASHIKI, 2005, p. 02)

[...] Líder é a pessoa no grupo à qual foi atribuída, formal ou informalmente, uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades relacionadas à tarefa. Sua maior preocupação prende-se à consecução de algum objetivo específico do grupo. A maneira pela qual uma pessoa numa posição de líder influencia as demais pessoas no grupo é chamada de estilo de liderança. (MOSCOVICI, 1996, p.16)


Embora haja muitas teorias distintas sobre formação e desenvolvimento de lideranças, todos os autores conceituam liderança de maneira muito semelhante,nos mostrando de uma forma bem clara o abismo que separa a "AUTORIDADE" do "PODER", de forma que o poder obriga as pessoas a executarem tarefas que elas não sentem vontade de fazer, ou seja, não torna as pessoas comprometidas, apenas coagidas, enquanto a Autoridade é influenciar, é fazer as pessoas se sentirem parte fundamental do processo é fazer sentirem-se entusiasmadas a buscarem atingir os objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário